terça-feira, 30 de julho de 2013

Uma vitória para embalar


Era 30 de agosto de 2011. Tratava-se da vigésima rodada do campeonato brasileiro daquele ano. O Corinthians era líder absoluto há exatas 13 rodadas, mas o momento era instável e pela primeira vez a ponta estava ameaçada, após apenas 2 vitórias em 9 jogos e derrotas para o Figueirense em casa e para o Palmeiras em Presidente Prudente, no fechamento do primeiro turno. Soma-se a isso uma série de desfalques e o fato de que o adversário do dia, o Grêmio, vinha de vitória sobre o rival local Internacional. O time daquele dia foi Júlio Cesar, Alessandro, Chicão, Paulo André e Ramón (Weldinho); Ralf, Paulinho, Edenilson e Danilo (Jorge Henrique); Emerson (Wallace) e Liedson. Não estavam disponíveis Alex, Leandro Castán, Fábio Santos, Ramirez e Adriano, todos machucados. O Grêmio vinha com um time mediano, mas com jogadores interessantes, dentre eles o goleiro Victor (hoje no Atlético/MG), os volantes Fábio Rochemback (ex-seleção e Barcelona) e Fernando (seleção), o meia Douglas (hoje do Corinthians) e o atacante Leandro (hoje no Palmeiras).

O estádio não estava cheio, cerca de 15 mil pessoas acompanhavam a partida, realizada às 18h em plena quarta-feira. Esse é meu Brasil!!! Cauteloso, Tite havia sacado Jorge Henrique do time para colocar Edenilson e garantir maior consistência à defesa. Funcionou, e o goleiro gremista já tinha feito uma bela defesa, evitando o primeiro gol corinthiano. Até que aos 16 minutos Emerson foi derrubado na área e Chicão abriu o placar na cobrança do pênalti. 1 x 0. Começavam ali as fortes emoções. Depois disso o que se viu foi um Corinthians acuado, sofrendo uma pressão desnecessária, com um Julio Cesar inspirado, fazendo uma defesa atrás da outra. Até o Edenilson fazer falta em André Lima na entrada da área. Douglas bateu e empatou.

Começou o segundo tempo e o enredo era o mesmo. Douglas continuava mandando no jogo e Julio Cesar seguia praticando milagres. Até que Paulinho, desde aquela época decisivo, achou uma de suas jogadas, passou por dois marcadores e marcou um golaço. Logo depois mais uma jogada, e na confusão dentro da área a bola sobrou para Ramon que marcou o terceiro gol. O resultado não era injusto. Era COMPLETAMENTE injusto naquele momento. O Corinthians era um time desorganizado, mas que conseguia uma vitória absolutamente na raça.

Mas o pior ainda estava por vir. Pouco depois, Liedson foi expulso e o Grêmio diminuiu (aos 28 minutos) com André Lima. Acha pouco? Aos 39, Edenilson foi expulso e garantiu "um pouco" mais de emoção até o apito final. O Corinthians era lider pela décima quarta rodada seguida e caminhava firme rumo ao pentacampeonato nacional.

Amanhã tem Corinthians x Grêmio no Pacaembu. Tem cheiro de redenção e vitória na marra no ar.

Vai, Corinthians! Rumo ao hexa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário