quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sobre o Timãozinho


Hoje às 18:30 o Timãozinho entra em campo para encarar um adversário duríssimo. Confesso que fiquei surpreso com a qualidade do nosso time até agora. Embora distante do nível que tivemos no ano passado, este time mostrou uma consistência interessante no último jogo contra o União São João. Mas é preciso manter os pés no chão, o nosso time é jovem e o Bahia, não se iludam, é um time com muita força. Vice-campeão em 2011, além de ser tradicional na Copinha, trata-se do dono da melhor campanha da primeira fase, com 100% de aproveitamento, 11 gols marcados e nenhum sofrido. O destaque do time, assim como nosso caso, é a dupla de ataque. O artilheiro deles, Ryder, autor de 3 gols até agora, é do tipo que deixaria o Silvio Luiz enlouquecido, por poder narrar com gosto o seu famoso: "Lá vai ele, meteu o chinelo nela".

Brincadeiras à parte, outro destaque é o Matheus, típico camisa 9, perigoso e autor dos dois gols da vitória contra o Audax-SP, time paulistano e com um trabalho bastante interessante em categorias de base. Nosso volante Paulinho, por exemplo, começou lá. Matheus e Ryder já estão confirmados para o time profissional do Bahia ainda este ano.

Com relação ao Corinthians, confesso que esperava menos força. Temos ali alguns jogadores bastante interessantes, à começar de nosso goleiro Caíque França. Tá certo que na estreia ele entregou dois gols, mas nos outros dois jogos ele se apresentou bem mais seguro. Tem um único defeito, não sabe sair do gol. Mas sinceramente, acho isso muito normal para a idade. Na defesa também temos um zagueiro no estilo Chicão, Lucas Balardim, com bom toque de bola e batedor de faltas, quase fez um golaço contra o União no final do primeiro tempo. Por fim tem o PC, que confesso esperava um pouco mais. A verdade é que ele é muito parecido com o Fábio Santos, por isso muitas vezes não aparece tanto. Compõe muito bem a defesa e só sobe na boa, sem correr riscos, ao contrário do Denner do ano passado, que lembra muito mais o Kleber (da nossa base, que hoje joga no Inter), quase ponta e não tão bom na marcação.

No meio, olho no Paulinho! Jogador liso, driblador, rápido e muito bom de bola. Só tenho a impressão que às vezes demora muito pra fazer o passe, mas é algo muito fácil de ser corrigido com o tempo. A verdade é que ele foi muito importante na partida contra o União. Não sente a pressão, por isso recebe quase todas as bolas do jogo, algo muito parecido com o que o Sheik faz no profissional. Quanto ao Ualefi, pra mim uma das gratas surpresas dessa Copinha. Volantão no estilo Ralf, só que parece ter um pouco mais de qualidade de passe e condução de bola. Vale à pena ficar de olho nele também!

Agora, o que é esta dupla Leandro e Léo, hein? O Leandro não é nenhum craque, mas é fazedor de gols. O posicionamento dele em campo é muito bom, basta ver que 2 dos 3 gols do último jogo foram em rebotes.   Ele simplifica, por isso não perde gols bobos. Em um jogo como o de hoje, pode ser decisivo. Quanto ao Léo, pra mim é o craque do time. Aquele primeiro gol dele na Copinha, contra o XV, já tinha mostrado isso. Quanto ao gol dele contra o União, sem comentários. Não será surpresa se ele já aparecer timidamente algumas vezes no banco de reservas profissional ainda este ano. Para mim, em 2014 ele já terá algum espaço para ser melhor aproveitado.

Não há dúvidas, o jogo de hoje será um importante teste para nossa molecada. Uma derrota não será nenhuma catástrofe. Nosso time é 2 anos mais jovem do que os demais e o Bahia tem um time forte. Mas, se passar...

Um comentário: